THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

Quem somos nós.

Meros mortais, um grupo de 8 pessoas que n se conhecem; ou se conhecem; não sei!
Que decidimos em conjunto; ou não a escrever sobre pecados.

No final de cada ciclo, sorteamos o proximo pecado que cada um defenderá, a idéia é cada autor escrever sobre cada pecado, e assim, finalizando um total de 64 posts, 8 visões sobre 8 vícios.

Sejam bem vindos!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Amor,o Oitavo Pecado









"Descubro com melancolia que o meu egoísmo não era tão grande assim, pois dei ao outro o poder de me magoar.
Meninina, foi com carinho que lhe dei esse poder. É com melancolia que a vejo usá-lo.
Os contos de fada são assim. Uma manhã, a gente acorda e diz: "Era só um conto de fadas..." E a gente sorri de si mesma. Mas, no fundo, não estamos sorrindo."(O amor do pequeno príncipe De:Antoine de Saint-Exupery)


"Ainda que eu falasse a língua dos anjos e falasse a língua dos homens,sem amor eu nada seria...O amor é sempre paciente e generoso.
Nunca é invejoso
O amor nunca é prepotente nem orgulhoso
Não é rude nem egoísta
Não se ofende nem se ressente do mal
Não se alegra do pecado alheio
Não se regozija com a vontade
e tudo perdoa, tudo crê, tudo espera e tudo tolera
Seja o que vier... "(Coríntios 13)


Ah o amor!Tema que todos os poetas do mundo tem idealizado através dos séculos e julgam conhecer profundamente,pintando-o como o sentimento mais sublime e divino sobre a face da terra;Sentimento maguinífico sem o qual as artes,o cinema,a literatura seriam pobres,de certo.É sabido que todos os amantes do mundo julgam-se eternos e de certa forma amados e amando, e que todas as mães do mundo julgam serem o delas o maior amor do mundo,em fim,não ha ser humano que possa passar pela vida sem amar alguém ou alguma coisa,certo?
Mas o que podemos chamar de amor?
Tenho observado muito minunciosamente muita coisa sórdida por parte das pessoas que dizem amar umas as outras e percebo que o "grande rei" adorado ao longo dos tempos por toda humanidade,tem uma face monstruosa oculta.
Já dizia o poeta:
"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma."
Mas não é isto que se ve por ai.Na verdade é bem exatamente o contrário.Quanto maior o laço,mais se aprende como acorrentar e torturar uma alma.
A verdade é que todo mundo usa aquilo que ama,o acorrenta,vilipendia e quando achar necessário certamente o tortuturará para satisfazer seu ego,sua vaidade e necessidades egoísticas.A pessoa a quem voce mais diz amar,com certeza será a que voce mais manipulará, a que mais magoará e com a qual será mais incomprensivo.Ela te mostrará suas fraquezas,te confiará teus segredos mais preciosos e íntimos e pontos mais vulneráveis e voce os usará contra ela,fatalmente na primeira oportunidade que tiver,usará suas palavras contra ela,e cobrará caro,exigirá muito dela,justamente por saber que ela lhe ama.
O afeto,o amor,parece não passar de uma mercadoria, mais valiosa que ouro,sem a qual os seres humanos se sentem,fracassados,vazios e morimbundos.Talvez a única garantia de que temos algum valor,talvez seja o afeto, a única prova irrefutável e viva de nossa própria existencia e ao mesmo tempo uma sensação de aconchego e alívio de todas as angústias e necessidades do corpo e da alma.
E sendo assim,os seres humanos fazem de tudo para obterem a maior quantidade deste 'elixir' divino:Mentem,trapaceiam,caluniam,roubam,traem e fazem qualquer baixeza por um objetivo egoístico e mesquinho.E tudo torna-se parte de um jogo sórdido sem regras,enfeitado e camuflado como sentimento sublime e cheio de graça.Eis que transformam o que deveria ser uma dádiva em mais um pecado mundano.
Um exemplo clássico são as mães.Sim,estas "criaturas de amor superior,que são capazes de sacrifícios sobre-humanos pela felicidade do filho de forma autruísta e desinteressada..."
Que sempre sob a desculpa de "proteger" seus filhos,o trancafiam sob seu domínio e afeição.
Ora,a velha rivalidade entre sogra e nora mesmo...Pois se as mães realmente quisessem a felicidade plena de seus filhos,desejariam ardentemente que fossem amados e correspondidos em plenitude em suas afeiçoes,que encontrassem uma mulher que pudesse lhes completar e satisfazer nas suas necessidades masculinas,que se casassem e fossem muito felizes.Em vez disto o que fazem?Todo tipo de crítica a qualquer afeto que eles venham a ter,intrigas,cenas de ciúme,chantagens emocionais,fofocas,etc...Ora,o problema da inadimplencia no mundo estaria resolvido,se colocassem como cobradoras,as mães.Estas sabem listar um milhão de vezes todos os sacrifícios, gestos de amor e dedicação que tenha feito pelo filho,incluindo juros e correção monetária,desde sua concepção de modo a causar-lhe tamanho remorso e culpa,que este se ve um eterno devedor de uma dívida a qual jamais poderia pagar.E sendo assim,se torna escravo do que a mae acha certo.
Com o 'amor' entre irmãos 'o monstro' mostra ainda maior parte da carranca.Podem dizer que são cúmplices,amigos e companheiros,mas basta que um dos pais presenteie ou favoreça minimamente mais a um dos dois para mostrarem os dentes,denunciarem-se,acusarem-se,dizerem-se injustiçados e destruirem a felicidade de que o outro gozava.
O amor entre amigos,este sim.É um dos mais curiosos.Se alguém me pedisse a fómula para uma amizade perfeita e duradoura eu diria:Ofereça e doe a seu amigo muito mais do que ele poderá te oferecer.Jamais diga-lhe verdades incovenientes,mesmo que seja questão de vida ou morte para ele ouvi-las.Diga-lhes apenas aquilo que eles querem ouvir.E nunca seja obviamente mais feliz e realizado que ele.Pois nada o magoaria tanto.
O amor entre homem e mulher ou entre amantes em geral,mostra-se na verdade um dos mais cheios de armadilhas e intereses.O objeto de afeição aqui é uma mera fonte de prazer e vantagens,um mero provedor de felicidade e bem estar .O que acontece ao iniciarmos uma relação na maioria das vezes,mesmo que não aditamos,é pensar no que o outro pode nos oferecer e jamais pelo que podemos acrescentar em sua vida.Tudo conta:berço,beleza,inteligencia,personilidade,sua cultura,posses,estudo,bens,classe social,suas relaçoes sociais,habilidades como amantes,etc..E se tiver algum outro indivíduo que possa nos oferecer mais,nem que seja em pensamentos a traição,será uma questão de tempo.E tudo será justificado com uma frase do tipo:-'Me desculpe,aconteceu!Eu não pude evitar,estas coisas agente não escolhe,acontecem!'E lá se vão anos de lembranças,dedicação,confiança,sonhos,intimidade e coisas construídas por água abaixo!Isto quando o conjugue infiel tem a decencia de revelar a traição,porque na maioria das vezes,este fica com tudo o que pode de ambos os amantes,numa vida dupla.Ainda falando de amores conjulgais,quem nunca se extasiou de vaidade ao partir o coração de alguém?Isto sem citar os que colecionam coraçoes partidos,para que estes lhe inflem o ego.
Amor Fraterno?Há quem diga que existe,mas quando se olha bem de perto,na maioria das vezes,é alguém com um intrínseco complexo de inferiorioridade que quer se sentir moralmente superior ao resto da humanidade,mesmo porque,este sempre dá um jeitinho de fazer com que todos saibam da sua"Boa ação".Aliás,conheço vários out-doors bem mais discretos e modestos quando se trata de publicidade.
Isto sem contar que o que se chama de"'AMOR" nos seres humanos é permeado de mesquinharias,mágoas,picuinhas,revanchismos e rancores.Ora,se é amor,deveria ser generoso,não apenas saber,mas almejar perdoar e ser indulgente com o objeto de seu afeto,não se ressentir,nunca se amargurar.Falta um infinito cuidado e generosidade...Se amássemos como um jardineiro cultiva uma roseira,se dedicássemos todo o nosso cuidado apenas por ve-la florecer,apenas por sentir o esplendor do perfume daquilo que amamos isto seria nossa salvação,não esta fonte de dores,mal entendidos,tristezas e perdição.
Realmente na civilização humana,o amor olhando-se mais a fundo se tornou o oitavo pecado capital,o único realmente imperdoável ao qual todos perdoam.Em nome do qual são cometidas as maiores temeridades,um mito de perfeição que hipocritamente é mantido a qualquer custo de forma patética sob a camuflagem da poética.Ou se há algum indício de amor ele está realmente muito deturpado,doente,corrompido e profundamente desvirtuado.Como tudo que é natural e que as mãos humanas tocam.Certamente monstruoso não é o amor em sí,mas sim a forma distorcida, pequena e mesquinha como o vemos.Mas ainda sim,um pecado como acontece entre nós.
Triste é saber que ao pensar que amamos,pecamos...

5 comentários:

Sinnerman disse...

Interessante como você fala do amor, é uma síntese de todos os pecados. Muito inteligente, sensível, bonito e enriquecedor seu texto Gabi.
Pra mim o amor é o que pecado que tenta justificar todos os outros, pois tão miserável como os outros é o único que é feio e bonito, que causa tristeza e alegria, que é cheio de ingratidão e gratidão... uma verdadeira mistura de sentimentos confusos entre os seres humanos. Que mesmo as vezes sendo feio e causador de muita dor, todos buscam por ele. O amor é pecado que é capaz de transformar uma pessoa completamente. Ainda temos muito o que aprender sobre o amor e sua maneira de amar...

Carlos Drummond diz:

Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
Amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar, amar?
Sempre, e até de olhos vidrados, amar?....
Este o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor a procura medrosa,
paciente, de mais e mais amor.

Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa
amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.

"Anjo de Má reputação"[...] disse...

E assim mais um conceito é quebrado, com destreza, e sutileza que essa palavra Amor, exige.
Acreditar...
Viver...
Libertar...
E no fim disso tudo.
Imploramos por mais uma dosisinha dessa droga magnífica, desse pecado regojizador que é Amar.
Lindo texto.

profondeur.de.lame@gmail.com disse...

Adorei o texto da violet! é uma visão do amor que nem todo mundo sabe, genial.
queria saber qual o email de contato da violet para trocar algumas ideias pois estou começando a escrever. Beijos a todos. Marianne

Anônimo disse...

POIS É EXMA SENHORITA VIOLET, MAIS UMA VEZ, A MARTIR QUE CARREGA A BANDEIRA DO AMOR COM ESMERO E ESPLENDOR, CONSEGUIU NO FUNDO NO FUNDO DEFENDER SEU AMADO AMOR EM VEZ DE ATACA-LO OU MOSTRAR-LHE A FACE RUBRA...
PARABENS DAMA DO AMOR, JAMAIS ESPERARIA OUTRA FORMA DE COMENTÁRIO!
O AMOR EM SEUS OLHOS JAMAIS A DEIXARIA DETURPAR UM SENTIMENTO TÃO NOBRE E QUE COMPÕE O TEU SER, AFINAL MINHA AMADA AMIGA ESSE É OU NÃO O SEU VERDADEIRO PECADO?
PARABENS, FOSTE COMO SEMPRE MARAVILHOSA...
CONFESSO, ESTAVA MUITO CURIOSA SOBRE COMO CORRERIA ESSA HISTÓRIA, QUASE ACREDITEI QUE EM FIM VC EXPORIA SEU MAGNÍFICO AMOR A PLATÉIA DE LEÕES, MAS COMO SEMPRE, DIVA, SAISTE MUITO BEM E EM FIM SEM ARRANHAR A HONRRA DE SEU AMADO AMOR.
BRILHANTE AMIGA!

Gabrielle violet disse...

Muito obrigada pelos gentis comentários!!Meu e-mail é:gabrielleviolet79@yahoo.com.br
Será imensa honra trocar e-mail,com a senhorita,Mariane.
Abraços a todos!!